Afiliado Digital – Guia completo o que é e o que faz um afiliado

Tempo de leitura: 8 min

em maio 26, 2020

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Você sabe o que é, ou o que faz um afiliado digital? Nos dias de hoje, estar na internet é se deparar com esse termo algumas vezes, e, para aqueles que não atuam nesse segmento, pode parecer um pouco confuso.

No entanto, o conceito de afiliado digital é relativamente simples, e, de fato, está se tornando uma das principais ocupações online.

O mercado de afiliados digitais cresceu exponencialmente, não somente pelas facilidades de acesso à internet, mas também pelos benefícios que ele apresenta.

Ainda, se você conhece o ramo e se interessa em ser um afiliado digital, mas ainda tem dúvidas sobre o que ele faz, continue acompanhando esse guia completo sobre o segmento.

Além de entender o que é e o que faz um afiliado, você também conhecerá alguns dos termos e aplicações mais comuns, além das melhores plataformas para trabalhar e como se preparar corretamente.

Tudo o que o você precisa saber sobre afiliado digital

afiliado

O que significa ser um afiliado digital?

Imagine como o mercado de negócios funcionava antes do advento da internet.

A venda física dependia de aspectos como publicidade, bom relacionamento com clientes e alcance do público-alvo.

Além disso, era necessário estratégias de marketing para que as vendas fossem, efetivamente, convertidas.

Para abrir um negócio, era preciso possuir uma marca, um produto ou um serviço a ser oferecido.

Enquanto isso, lojas físicas contratavam vendedores, que não possuíam, realmente, os produtos, mas vendiam eles, recebendo uma porcentagem de comissão a cada venda realizada.

Então, a internet se popularizou, e o público-alvo migrou para o território online, de modo que o mercado digital também precisou se fortalecer.

As empresas migraram para a rede, e precisaram desenvolver novas técnicas e estratégias de venda, que, mais tarde, se converteria no que conhecemos hoje por marketing digital.

Enquanto isso, novos nichos de atuação surgiram, e produtos físicos e digitais passaram a ser oferecidos.

Agora, se lembra dos vendedores, que eram contratados pelas lojas?

É a mesma ideia, aplicada ao afiliado.

Em suma, um afiliado digital se cadastra em plataformas apropriadas e realiza a venda de produtos de terceiros através de um link único e personalizado.

A cada venda realizada pelo link pessoal, o afiliado recebe uma porcentagem de comissão do produto.

Basicamente, tornou-se possível vender produtos, físicos ou digitais, e serviços na internet, sem precisar possuir a marca ou ter um negócio.

Tipos de afiliados

Depois de compreender um pouco mais sobre o que é um afiliado, é hora de conhecer quais os tipos de afiliados que existem.

Atualmente, esse mercado é dividido em três categorias principais, que dividem o tipo de afiliado e o que ele faz.

1 – Afiliado autoridade

O primeiro tipo de afiliado é chamado autoridade.

Ele é conhecido por sua credibilidade, e atua, principalmente, com a audiência, o público-alvo ao qual se destina o produto oferecido.

Dessa forma, seu trabalho é pautado, especialmente, em blogs, vlogs e nas redes sociais.

O diferencial desse afiliado é que sua reputação é diretamente associada à sua imagem.

Assim, o afiliado autoridade precisa construir uma boa personalidade, que seja capaz de impulsionar seu público e fazer as conversões de vendas.

Esse tipo de afiliado pode ser comparado, por exemplo, com as blogueiras, ou influenciadoras digitais, bastante populares atualmente.

Uma blogueira que faz vídeos indicando determinado cosmético, maquiagem ou produto de higiene está atuando como um afiliado autoridade.

No caso dos afiliados, eles fazem a divulgação do produto e ganham uma porcentagem a cada venda realizada com seu link personalizado.

Usualmente, esse link é divulgado em seus canais de atuação, como site, blog, canais de vídeos e redes sociais.

Desse modo, a conversão do público é realizada pela credibilidade e autoridade que o afiliado apresente, de maneira que sua reputação é essencial para atuar nesse tipo.

2 – Afiliado investidor

Por outro lado, o afiliado investidor é o oposto do afiliado autoridade. Ele trabalha no anonimato, e não faz questão que sua imagem seja vinculada a venda do produto ou do serviço.

Enquanto isso, seu trabalho é realizado através de anúncios, principalmente, e investimentos, como o nome indicada.

As campanhas de anúncios, apesar de demandar certos valores como investimento inicial, são as que mais retornam lucros no mercado de afiliados.

Os anúncios podem ser aplicados em outros sites, em forma de banners, como publicidade paga, ou nas redes sociais.

Ferramentas como Facebooks Ads e Google Ads são algumas das plataformas onde o afiliado investidor pode atuar.

Trata-se, também, do tipo de afiliado mais comum. Ele se cadastra, investe em anúncios e faz as vendas com seu link personalizado.

3 – Afiliado revendedor

Agora, se você ainda não construiu uma reputação e não possui dinheiro para altos investimentos iniciais, pode atuar como um afiliado revendedor.

A terceira e última categoria de afiliado digital trabalha com quase nenhum, ou nenhum, investimento, e é representado, principalmente, por pessoas que atuam nesse segmento em busca de uma renda extra.

O revendedor começa atuando através de uma rede de contatos, é mais criativo e conta com artifícios mais simples.

Por exemplo, você se torna afiliado e revende um e-book de receitas. Então, conversando com um amigo ou parente, descobre que ele gosta de cozinhar.

Você oferece o e-book para ele e realiza a venda. Esse tipo de interação caracteriza o afiliado revendedor.

Contudo, por suas técnicas serem mais simples e não configurarem uma rede sólida, costuma ser uma categoria de afiliados que atuam somente para renda extra, não como fonte principal.

Marketing de afiliado

Uma vez que o mercado digital se expandiu, bem como a atuação de afiliados, o marketing de afiliado também ganhou espaço na internet.

Estratégias de marketing são essenciais para qualquer negócio, porque potencializam as vendas e aumentam o alcance da marca até seu público-alvo.

Dessa forma, o marketing de afiliado se configura como as técnicas de publicidades voltadas para os afiliados.

Uma vez que o modo de interação se alterou na internet, o marketing e a publicidade também precisaram se adaptar para atender as demandas.

Assim, o tipo de relação comercial entre os empreendedores e o cliente se torna mais direta e estreita. Trata-se de uma comunicação um para um, procurando vender o produto especificamente para o interessado.

Como o primeiro contato usualmente se dá pelo clique no link divulgado ou visualização, significa que o potencial cliente se interessa pelo produto.

Então, as estratégias de marketing devem visar um maior alcance e divulgação, sejam pelos canais de comunicação tradicionais, redes sociais, vídeos ou postagem de conteúdos relacionados.

Também existe o marketing direto, como páginas de captura, ou indireto, como posts sobre o assunto que oferecem o produto entre o conteúdo.

Seja como for, o marketing de afiliado é de suma importância para as vendas serem bem-sucedidas.

As melhores plataformas para trabalhar

Como mencionado, para atuar como afiliado, é preciso se cadastrar em uma plataforma especializada no segmento.

As plataformas de afiliação são empresas que disponibilizam o cadastro de empresas que oferecem seus produtos, e afiliados que desejam vendê-los.

Assim, através da plataforma, o cadastrado pode ter acesso a diversos produtos, físicos ou digitais, e o link personalizado, que contabiliza a comissão diretamente para o afiliado.

A plataforma mais famosa, atualmente, é a Hotmart. Ela foi fundada em 2009, e atua no e-commerce desde então.

É fácil de ser utilizada, e sua popularidade fez com que centenas de empresas se cadastrassem, disponibilizando uma grande diversidade de produtos e serviços.

Um de seus maiores diferenciais são os pagamentos facilitados, também por boleto, sendo rápido e prático.

Ainda, existe a Eduzz, que vem crescendo no Brasil, principalmente por ter diferentes ferramentes, como a possibilidade de criar um time de afiliados.

Os percentuais podem ser estipulados pelos próprios membros, e monitorado pela plataforma.

Por fim, a Monetizze também está crescendo no Brasil, e é uma das maiores e mais populares plataformas de afiliação.

Funciona de maneira semelhante à Hotmart e Eduzz, com cadastro gratuito e controle das comissões.

Por que se preparar?

Por fim, depois de saber o que é e o que faz um afiliado digital, você deve ter se interessado e quer saber como pode começar.

É certo que o mercado de afiliados possui um funcionamento bastante simples, contudo, especialmente iniciantes, é importante se preparar adequadamente.

A preparação serve como impulso para potencializar os rendimentos, alcançar o público-alvo da maneira correta e converter o maior número de vendas possível.

Assim, é altamente recomendável realizar um curso de preparação para marketing de afiliados, como o Fórmula Negócio Online, bastante conhecido no meio, que fornece aulas e técnicas para aumentar consideravelmente as vendas e atuar do jeito certo.

Cursos que ensinam a trabalhar como afiliado são oferecidos por vários especialistas, e permitem que o iniciante aprenda todas as principais estratégias para ser bem-sucedido.

Dessa forma, ao optar por cursos como o Fórmula Negócio Online, ou outros, você garante que começará com o pé direito no mercado de afiliado digital.

Em suma, cada vez mais pessoas estão se tornando afiliados, seja pelos benefícios, possibilidade de renda extra, ou pelas possibilidades e demandas crescentes.

Ao conhecer mais sobre o meio, é possível escolher qual a melhor categoria que se encaixa no seu perfil, e, assim, otimizar os faturamentos e realizar todas suas metas.

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