Isca digital – Compreenda sua importância para criar sua lista de e-mails

Tempo de leitura: 3 min

em maio 26, 2020

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O mercado de marketing digital está mostrando uma crescente exponencial, e é de suma importância entender alguns de seus conceitos mais básicos, como a isca digital.

Não somente colaboradores e empreendedores que atuam no meio e desejam resultados mais positivos e crescimento no nicho, mas todos os tipos de usuários da internet.

A isca digital está em todos os lugares, especialmente em sites e blogs que buscam oferecer, direta ou indiretamente, um produto ou serviço.

Assim, entenda o que é isca digital, quais os tipos existentes e qual sua importância um marketing digital eficiente e a construção de uma boa lista de e-mails.

O que é isca digital

isca digital

Basicamente, uma isca digital refere-se a qualquer tipo de conteúdo que é oferecido a um lead, como um bônus ou recompensa.

Antes de mais nada, é preciso compreender o conceito de lead. Trata-se de um potencial cliente, ou seja, um indivíduo ou um grupo específico que possa se converter em uma venda.

Assim, conquistar um lead é imprescindível no mercado digital, porque significa pode realizar estratégias mais eficientes e aumentar as chances de sucesso.

A isca digital é uma maneira de adquirir um contato direto com seu lead, ou potencial cliente, para que possa trabalhar o marketing digital com esse lead.

Certamente você já deve ter encontrado centenas de iscas digitais. Por exemplo, ao visitar um blog sobre culinária, para ler um artigo, você encontra um espaço para fornecer seu e-mail e receber um e-book sobre culinária.

A oferta desse e-book pode ser considerada uma isca digital. Isso porque você, um lead, interessado naquele assunto, fornecerá seu e-mail, um contato, em troca de uma recompensa, o livro.

E qual a importância da isca digital?

A isca digital leva esse nome porque, assim como na pescaria, é necessário fornecer algo interessante para “fisgar um peixe”.

Com a isca digital, é possível realizar estratégias de marketing com maiores taxas de assertividade, além de aumentar as chances de conversão de vendas.

Isso porque os leads que efetivamente se cadastram para receber o material oferecido estão demonstrando interesse no seu conteúdo, ou seja, são clientes nos quais vale a pena investir.

Além disso, os métodos empregados com a isca digital são mais diretos e pessoais. E-mails e outros tipos de contatos são enviados diretamente para o lead, de forma verdadeira e menos formal.

Dessa forma, as chances do lead se sentir mais interessado no conteúdo são expandidas, porque ele receberá informações diretamente no seu endereço de contato, para algo que ele se inscreveu.

Utilizar a isca digital representa uma lista de e-mails com leads interessados, onde a taxa de retorno é consideravelmente maior, ou seja, mais possibilidades de conversão.

Tipos de iscas digitais

Existem vários tipos de iscas digitais que podem ser implantadas no site ou blog.

Como mencionado acima, um dos tipos mais populares são os e-books. Um pequeno compilado de materiais que complementa o assunto tratado ou traz curiosidades e materiais exclusivos que sejam de interesse ao lead.

Além disso, outro tipo comum são as newsletter. Geralmente, blogs de conteúdos e artigos propõe o envio de notícias e novidades a partir do fornecimento de um e-mail.

Outros tipos de iscas digitais bastante utilizadas são planilhas prontas, o que facilita a execução de diversas atribuições que sejam do interesse do lead.

Ainda, templates e modelos de design fazem sucesso nesses nichos. Vídeos, pesquisas, formulários ou infográficos se encaixam nesse quesito também.

Em suma, basicamente todos os tipos de conteúdos exclusivos e extras que sejam oferecidos como recompensas ou bônus mediante a informação de contato podem ser considerados iscas digitais.

Quanto maior o interesse do lead pela isca digital, menos ele se importará em fornecer dados pessoais, não somente e-mail, mas também informações como nome e preenchimento de formulários.

O preparo correto

Embora o conceito de isca digital seja relativamente fácil de ser compreendido e aplicado, iniciantes no ramo podem não entender sua importância.

Com uma boa isca digital, é possível entrar em contato com possíveis clientes e elaborar listas efetivas de e-mail para marketing.

Por isso, é imprescindível realizar cursos profissionais na área, como o Fórmula Negócio Online, um dos mais populares e eficientes do nicho.

Assim, o uso de diferentes estratégias poderão ser corretamente aplicadas e apresentarem resultados positivos.

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